POMBA BRANCA: O SÍMBOLO DA PUREZA E CONFIRMAÇÃO NA UMBANDA.
- Luiz de Miranda
- há 10 horas
- 1 min de leitura
Seu simbolismo vai desde a pureza, transformação e paz, até a consagração como pássaro sagrado pertencente ao Pai Oxalá. Enquanto mensageira entre os mundos, a pomba branca desempenha o papel de levar ao Orun (Céu) os pedidos e suas devidas confirmações. Essa ligação Ayê (Terra) e Orun (Céu), é evidenciada no opaxorô (cajado) de Oxalá, onde a imagem da pomba aparece no topo.
Enquanto símbolo de reconciliação, a pomba branca ou pombro branco, é usado em trabalhos para pedir maleme por um ato falho cometido ou para dar início ao processo de desenvolvimento mediúnico.
Já enquanto pássaro consagrado a Oxalá, essa ave é quem vai confirmar a Coroação de um filho de Orixá, nos Terreiros de Umbanda. Ao ser colocada no alto da cabeça do médium a ser coroado, ela deverá ficar pousada até a incorporação do Orixá, e assim é dado como confirmado todo processo de Coroação.
E assim, entendemos o significado da pomba branca ou pombo branco. No entanto, pombos e pombas de outras cores são usados em rituais de Umbanda para várias finalidades. Entre elas: pombo preto, geralmente consagrado a Pomba Gira e Exu, é usado para desfazer trabalhos de magias negativas, afastar pessoas indesejadas, auxiliar na cura de traumas e decepções. Pombo cor de chumbo, consagrado ao Orixá Omolu/Obaluaiê para auxiliar na cura de doenças e problemas financeiros. Muito usado também em trabalhos no Cruzeiro das Almas para afastar obsessores e encaminhá-los para luz. Pombo malhado preto/branco, consagrado aos Pretos Velhos, usado para desmanchar feitiços, auxiliar na cura de doenças e para ajudar a livrar-se de pragas e maldições (uso também dado ao pombo preto).
,