O mês de agosto é cercado de crendices, que o faz ser considerado o “mês do desgosto”. Uma superstição que vem de muito longe e se perpetua até hoje. Mas, qual seria o fundamento dessa má fama?
De acordo com pesquisadores, há várias explicações para essa crendice, que por sinal, não existe só aqui no Brasil. No século 1 d.c., os antigos romanos acreditavam que no mês de agosto, surgia um terrível dragão no céu, que cuspia fogo, apavorando todo reino, durante a noite. Eles acreditavam ser esse dragão o filho de Daenerys Targaryen. Na verdade, nada mais era do que a constelação de Leão, que fica muito mais visível nesse período do ano. Principalmente, considerando que àquela época, não havia iluminação artificial, o que dava uma visão muito maior do que nos dias atuais.
Na Idade Média, é sabido das grandes epidemias e pestes, que varreram comunidades inteiras, exatamente no mês de agosto. Não por acaso, São Lázaro é homenageado pelos católicos neste mês, por ser ele o santo que traz a cura.
Já em Portugal, na época dos descobrimentos, a rima “agosto é o mês do desgosto”, surge originalmente como “casar em agosto traz desgosto”. Isso porquê as caravelas costumavam partir para o Novo Mundo nessa época. Logo, as mulheres que se casavam nesse mês, acabavam não fazendo lua-de-mel e as noivas corriam o risco de ficarem viúvas, antes mesmo de desfrutarem dos primeiros dias de casamento.
Sabe-se também que o mês de agosto, é um mês de maior incidência de cadelas no cio, causando uma polvorosa entre os cachorros, que brigavam loucamente entre si. Por consequência dessas brigas, acontecia a proliferação da raiva, quando os cães ficam espumando pela boca. Daí, surge também a crendice que o mês de agosto é o “mês do cachorro louco’.
Coincidência ou não, alguns acontecimentos históricos nada agradáveis, aconteceram no mês de agosto, aumentando ainda mais para que agosto levasse a fama de agourento. Em 02 de agosto de 1934, Hitler tornou-se líder da Alemanha – e sabemos bem no que resultou. Já em 06 e 09 de agosto de 1945, Hiroshima e Nagazaki foram atacadas pelas bombas atômicas, uma das maiores tragédias do século 20.
O Brasil não deixou também de dar sua contribuição para má fama do mês de agosto. No dia 24 de agosto de 1954, o então presidente Getúlio Vargas, cometeu suicídio. Já em 21 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou a presidência.
O MÊS DE AGOSTO NA UMBANDA
Desconstruindo todo esse pensamento negativo sobre o mês de agosto, os umbandistas entendem esse período de 31 dias como um período de silêncio, introspecção, meditação e dedicação ao próximo. Um período propício para refletirmos sobre nossas atitudes e pensamentos: estamos felizes, onde estamos? Gostamos do nosso trabalho? Estamos tratando bem as pessoas à nossa volta? Estamos, de fato, sendo úteis para a evolução da humanidade? ...
O mês de agosto é consagrado ao Orixá Omulu, o rei da terra, o médico dos pobres. Aquele que nos sustenta, alivia e consola.
Para nós umbandistas, o mês de agosto é um mês de grandes oportunidades para a melhoria de nossas vidas no campo espiritual e material. É um mês de transformação, exatamente por isso, é regido pelo Pai Omulu, aquele que transforma, recupera, aviva. Neste mês, evocamos, saudamos e agradamos ao senhor dos quatro cantos do mundo, o Orixá da beleza interior.
Para nós umbandistas, o mês de agosto é o começo de um novo tempo, deixando pra trás nossas angustias, medos, inseguranças e dúvidas.
Que saibamos, através da nossa dedicação e fé ao Pai Omolu, entender e vivenciar o despertar da nossa verdadeira essência.
Seja bem-vindo agosto! Que nos chegue com as bênçãos da prosperidade, da luz e da alegria!!
Que seja a gosto de Deus!
Que seja a gosto de Pai Omulu!
Datas comemorativas de agosto:
Dia do início da Semana da Cultura Nordestina (02 de agosto);
Dia do Capoeirista (03 de agosto);
Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer (04 de agosto);
Dia Nacional da Saúde (05 de agosto);
Dia Nacional dos Profissionais da Educação (06 de agosto);
Dia Estadual da “Lei Maria da Penha” (07 de agosto);
Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto);
Dia do Estudante (11 de agosto);
Dia Internacional da Juventude (12 de agosto);
Dia Nacional das Artes (12 de agosto);
Dia dos Pais (13 de agosto);
Dia do Psiquiatra (13 de agosto)
Dia do Cardiologista (14 de agosto);
Dia dos Solteiros (15 de agosto);
Dia do Filósofo (16 de agosto);
Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto);
Dia do Artista de Teatro (19 de agosto);
Dia do Folclore (22 de agosto);
Dia de São Bartolomeu (24 de agosto);
Dia Internacional da Igualdade da Mulher (26 de agosto);
Dia Nacional do Combate do Fumo (29 de agosto);
Comments