UMBANDA TRAÇADA OU CRUZADA: O QUE É?
- Luiz de Miranda
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Quando se fala em Umbanda, algumas pessoas entendem como uma religião que foi fundada por Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de novembro de 1908. Sim, o Zélio prestou um grande serviço à Umbanda no sentido de insitucionalizá-la, e assim, torná-la uma religião aceitável, diferente do Catimbó, Calundu, Jurema que praticavam os cultos aos ancestrais, com incorporações de Caboclos e Pretos-velhos, e que não eram bem- vistas pela elite predominante da época. Pois, tais costumes estavam fortemente ligados aos negros. Sendo assim, o Zélio, retira de seus rituais elementos e ritos importantes, como: atabaques, imolação de animais, roupas coloridas, incorporações de Ibeijadas, Exus e Pombagiras.
No entanto, Umbanda é uma palavra de origem banto, na lingua quimbundo, e que nada tem a ver com religião, e sim, com ofício, com práticas de cura através de folhas, rezas e cantos sagrados, que eram realizadas desde sempre, em Angola, principalmente.
Portanto, fica claro que o Zélio não fundou a Umbanda, ele fundou uma Umbanda Branca, com base no Espiritismo de Allan Kardec e práticas católicas, agradando assim aos interesses das elites da época.
Hoje, são várias as vertentes da Umbanda Entre elas, a Umbanda Traçada e a Umbanda Cruzada. Sim, tem diferença:
Umbanda Traçada - Também chamada de Umbandomblé, pois seus ritos e rituais sofrem fortes influências de algumas nações do Candomblé, realizando imolação de animais em ebós, oferendas e boris. Geralmente realizam os toques de Nação em dias diferentes das Sessões de Umbanda.
Umbanda Cruzada: Aqui, já se vê uma Umbanda com forte influência da Quimbanda, no que diz respeito ao culto aos Exus e Pombagiras. A imolação de animais não é uma obrigatoriedade. Além da roupa branca, vestem roupas coloridas.
São muitas as vertentes de Umbanda. Aqui, resumimos a essas duas, por serem mais comuns. É preciso entender, para praticar, que a Umbanda não é uma religião "organizada", no sentido de ter um órgão ou cúpula que determina o comportamento de seus seguidores, tal qual acontece com outras religiões, como a católica por exemplo, que tem em Roma o Palácio do Vaticano, morada do Papa, que determina e faz cumprir a doutrina católica.
Na Umbanda cada sacerdote vai desenvolver sua prática, desde que, esteja em acordo com o fundamento da religião: devoção, celebração e exaltação a povos ancestrais socialmente excluídos. Na Umbanda não se pode tudo, pois cada canto, cada ponto, cada palavra tem fundamento. Nada é inventado, tudo é exaltado e celebrado. E quando você se permite a celebrar algo, você tem que saber o que aquilo significa pra você e pra sua comunidade.
Como diz uma cantiga de Preto-Velho: "pisa devagar que no caminho tem toco". Nessa simples frase, quanto ensinamento e sabedoria, pra quem já viveu o que muitos de nós ainda viveremos. É preciso saber pisar num Terreiro de Umbanda, pra não se machucar. E caso se machuque, dê um passo atrás e peça ajuda. Afinal: quem caminha com Preto-Velho nunca fica no caminho.





Comentários