top of page
Foto do escritorLuiz de Miranda

ROMÃ: O PODER DA FRUTA DE 2025

Ilustração de três romãs sobre uma mesa

"Segundo pesquisadores russos, a romãzeira provém da Grécia, Síria e Chipre e também centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão, junto com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.

A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.

Segundo a Bíblia, quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, os 12 espias que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Jeová (Deus) prometera. Ela estaria presente nos jardins do Rei Salomão. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.

.....

São famosas as romãs da Provença, de Malta, da Espanha, da Itália. O seu cultivo é realizado em mais de 100 países do mundo. Dos países do Mediterrâneo, atravessou o Atlântico e acabou aportando no Brasil. Neste país a planta encontrou todas as condições favoráveis para um crescimento vegetativo, florescimento, frutificação e produção de frutos de primeira qualidade. O seu maior interesse no mundo está no seu cultivo para o consumo como fruta fresca. Também tem a sua aplicação em clínicas especializadas no campo da medicina moderna e para receitas especializadas."(https://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%A3)

Como se vê, a Romã traz em seu sabor toda uma história de cura, prosperidade, felicidade, vigor... sentimentos que favorecem o bem-estar, autoestima e autoconfiança das pessoas e de uma comunidade; crenças e histórias que são reforçadas até os dias de hoje por pessoas de diversas etnias, raças e religiões.

A romãzeira é uma árvore consagrada a Orixá Iansã, suas folhas e frutos estão relacionadas com a proteção, saúde e prosperidade. Sua frutificação ocorre de Setembro a Maio, tornando possível usá-la na ceia de final de ano, ao natural ou em receitas de doces e saladas.

Benefícios para a saúde: as partes utilizadas para se fazer o chá da romã são as folhas, caule, flores e casca, respeitando a quantidade de uma colher rasa de sopa para cada copo de 200ml de água, 2 vezes ao dia, e com isso ajudar no tratamento de várias doenças, como: câncer, alzheimer, doenças do coração, fortalecimento do sistema imunológico (prevenindo gripes, diarréia e herpes), artrite reumatóide, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença inflamatória intestinal, reduzir a pressão arterial, mantém a saúde da pele. em bochechos e gargarejos, são úteis para auxiliar na cura das gengivites , periodondites, laringite, faringite, amigdalites e infecções da garganta. Previne e auxilia na diminuição dos níveis de açúcar no sangue causados pela diabetes tipo 2. Juda na perda de peso. (Fonte: https://www.tuasaude.com/roma/)

Contraindicação: o chá ou tintura da romã não podem ser administradas em mulheres grávidas e crianças com menos de dois anos de idade.


103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page