top of page

OGUM: SENHOR DOS LIMITES E DA ORDEM

Ferramente do Orixá Ogum, confeccionada em ferro

De acordo com alguns itans, Ogum foi o primeiro Orixá a descer para o ayê (Terra), e isso se deve ao fato de ser Ele, o senhor dos limites. É Ogum quem impõe os limites, a ordem a disciplina. Sem Ogum, o mundo seria uma total desordem.

         É Ogum quem traz para a humanidade a descoberta da forja, proporcionando um grande avanço tecnológico, que favoreceu o aumento nos plantios e consequentemente, maiores colheitas. Salvando assim, a humanidade da fome.

         Tudo que é novidade, está relacionado a Ogum.

         Ogum como Senhor dos limites, se faz presente em todas as Linhas de trabalho na Umbanda:

         Entre a praia e o mar, encontramos Ogum Beira Mar

         Na formação das ondas, encontramos Ogum 7 Ondas

         Nos limites das campinas com a floresta, encontramos Ogum Matinata

         Nas trilhas abertas nas matas, encontramos Ogum Rompe Mato

         Nos limites entre aos rios e as matas, nos deparamos com Ogum Iara

         Nos limites dos sete caminhos da humanidade: conhecimento, trabalho, família, lazer, fé, amor e gratidão. E também nas Sete Linhas de Umbanda, encontramos Ogum Sete Espadas.

         No portão do cemitério, onde nos deparamos com o limite da vida e da morte, encontramos Ogum Megê.

         Ogum Dilê ou Ogum de Lei, é considerado o mais velho de todos os Oguns. Aquele que está nos limites dos portões da Aruanda, para avaliar o comportamento dos que deixaram o ayê (Terra), e assim, autorizar, ou não, sua entrada na cidade sagrada.

         Alguns Terreiros consideram esse Ogum, ligado ao Orixá Xangô. Exercendo o limite entre o julgamento e o veredicto de um processo.

 

         Existem outras qualidades do Orixá Ogum na Umbanda. Aqui, decorremos sobre as mais conhecidas.

 

AS QUALIDADES DE OGUM E A PERSONALIDADE DE SEUS FILHOS

(Retirado do Livro Os Orixás e a Personalidade Humana de Mario Cesar Barcellos)

 

Ogum Megê e Sete Espadas: pessoas bravas e destemidas, dedicadas e corajosas, se empenham para alcançar seus objetivos. Algumas vezes confusas, mas agem às claras. Quando desafiadas, atacam sempre pela frente, numa avançada única e sempre de resultado positivo.

 

Ogum Matinata:  são pessoas dóceis, calmas, dedicadas à família. Talentosas e inteligentes, costumam ser grandes amigas. Donas de um exagerado sentimentalismo. Costumam usar da falsidade como tática de guerra, atacando seus adversários sempre pela retaguarda, não dando chance de defesa.

 

Ogum Beira Mar, Sete Ondas e Iara: costumam ser pessoas mais calmas, dóceis, um tanto lentos e emocionais, carinhosos e atenciosos. São estrategistas ao máximo. Amantes singelos, procuram sempre uma forma de agradar. Choram de forma mentirosa para alcançar o que querem ou para enganar um inimigo. São mestres na arte de ludibriar, atacando sempre pelos flancos.

 

Ogum Rompe Mato: pessoas geralmente corajosas, honestas, tipo monarca, de muita sorte. São hábeis e inteligentes e de muito fácil compreensão. Capazes de dar tudo de si quando amam. Quando irados, são muito perigosos, atacam por todos os lados. Não são falsos, mas semeiam a discórdia, a intriga; saem de perto e quando voltam, o fazem para exterminar e reinar. São egoístas e nervosos. Gostam de tudo na mão e bem feito.

28 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Gabriel Felipe Cândido dos Santos
Gabriel Felipe Cândido dos Santos
30 may

Oração forte de amarração e domínio. Nunca falha, porém cumpra o que prometeu a Lilith, seu pedido será realizado. Faça em último caso para amarrar a Pessoa amada*


Grande mãe Rainha Lilith, conceda que meu desejo seja realizado, que a partir deste momento, esta oração surta efeitos, enlouquecendo (S.M.) de paixão por mim(J.R.) porque ela já é apaixonada. Faça(S.M.) procurar urgente por mim. Pelo seu poder, faça ela me entregar o presente que tanto espero, que é o amor verdadeiro e fiel, ela sabe ela vai me chamar, pelo seu poder que assim seja. Que toda vez que ela for ao banheiro tomar banho e passar a mão em seu órgão sexual, ela se lembre de mim, e venha realizar…


Me gusta
bottom of page